Qual o significado dos cravos
Descrição dos cravos
O cravo é uma planta herbácea cujas flores têm uma forma muito peculiar e atractiva. O caule é recto, apresentando diversas ramificações, e pode atingir até um metro de altura. É uma planta perene de curta duração.
Os cravos reproduzem-se por via de sementes e precisam de solos quentes, sem muita água, para crescerem. E são um óptimo pesticida biológico para afastar formigas.
Uma das principais características desta flor é o seu cheiro luxuriante, razão que justifica que seja utilizada para a formulação de vários perfumes.
As cores dos cravos
As cores dos cravos são muito variadas, fluindo desde o branco ao amarelo, passando pelo rosa e pelo vermelho, entre outras. Podem apresentar-se em tonalidades diversificadas e em distintas combinações.
Significado dos cravos
O cravo vermelho é em Portugal o grande símbolo da Revolução de 25 de Abril de 1974, pelo que está intensamente conotado com a liberdade. Já os antigos gregos consideravam os cravos como flores divinas. Simbolizam ainda a fidelidade.
Os cravos brancos representam o amor ardente, mas também a inocência, a doçura e o amor puro. Os vermelhos estão ligados à paixão e ainda ao respeito. Em tons cor-de-rosa os cravos significam felicidade e gratidão e os roxos ou púrpuras simbolizam solidão. Os cravos amarelos têm uma conotação negativa, representando sentimentos de rejeição e de desprezo.
São também muito utilizados no Dia das Mães, com os cravos vermelhos a simbolizarem as mães vivas e os cravos brancos a representarem as mães já falecidas.