Qual o significado das rosas amarelas
Descrição das rosas amarelas
A primeira referência histórica a uma rosa amarela data do Século XVIII, quando foi descoberta num campo no Médio Oriente. Trata-se de uma variedade do género Rosa, pertencente à família Rosaceae, que se caracteriza por folhas ovais, com margens serrilhadas e cor verde-escura, e flores amarelas.
A floração dá-se durante todo o ano e podem crescer até atingir quatro metros de altura.
O seu desenvolvimento dá-se melhor quando cultivadas em pleno sol durante grande parte do dia. Para lá disso, não exigem demasiados cuidados.
Significado das rosas amarelas
As rosas amarelas estão directamente ligadas à amizade e ao apoio. São perfeitas para oferecer a um amigo, representando o amor platónico.
Também estão ligadas à felicidade, à alegria e à satisfação. São uma excelente opção para celebrar uma data especial com amigos, por exemplo um aniversário, um casamento ou uma festa de formatura.
Têm, por outro lado, uma conotação negativa, associando-se ao ciúme, à suspeita e à desconfiança. Podem ser um indício de infidelidade e de dúvida.
Quando se recebem rosas amarelas de alguém que não nos é muito próximo pode ser um sinal de que essa pessoa tem segundas intenções com a oferta. Os mais supersticiosos também as associam à malícia.
Para os místicos as rosas amarelas estão associadas à abundância, à segurança e ao brilho, sendo utilizadas em magias solares e em banhos de cura.
Quando associadas a rosas vermelhas, num bouquet de oferta, as rosas amarelas representam sentimentos de congratulações.