Qual o significado das papoilas
Descrição das papoilas
A papoila é uma planta herbácea, cultivada anual ou bianualmente, com folhas de cor verde e flores solitárias. Pode atingir entre 20 a 60 centímetros de altura e as suas pétalas são muito delicadas, agrupando-se num único botão de flor. As flores de papoila têm curta duração.
Além de ser cultivada para efeitos decorativos e para o singelo prazer visual, as papoilas também são utilizadas na culinária de alguns países e é a partir delas que se extrai o ópio.
As cores das papoilas
Há várias espécies de papoilas, com cores variadas e muito chamativas, desde o azul, passando pelo vermelho, pelo cor-de-rosa, pelo cor-de-laranja, pelo amarelo, pelo branco… Algumas possuem manchas negras na base das pétalas.
O pólen das flores também apresenta cores diversas, conforme a espécie que esteja em causa.
Significado das papoilas
As papoilas estão associadas aos conceitos de fragilidade e beleza efémera, uma vez que murcham logo que são colhidas. Assim, não é uma flor que se ofereça com regularidade. Se o quiser fazer, mais vale oferecê-la plantada no vaso!
As papoilas vermelhas estão relacionadas com o sono eterno e com a morte. Os gregos colocavam-nas nos túmulos dos mortos e ainda hoje se utilizam com esse fim de homenagear os entes queridos que se foram.
As papoilas vermelhas simbolizam ainda os heróis de guerra falecidos e são o símbolo do dia do armistício nos EUA, já que se diz que esta flor cresceu em campos de batalha onde muito sangue foi vertido.