Qual o significado das magnólias
Descrição das magnólias
A magnólia é uma planta ancestral que praticamente não se alterou por milhões e milhões de anos. Trata-se de uma árvore, originária da China, constituída por flores grandes e muito cheirosas, e por folhas exuberantes, brilhantes e longas, com bordos ondulados.
A sua floração, um verdadeiro regalo para a vista, acontece na Primavera e no Verão. E no Outono origina frutos pequenos e rosados, em forma de pinhas.
Pode atingir uma altura entre os oito e os 15 metros.
Esta planta é ainda reconhecida pelas propriedades terapêuticas das suas folhas e das suas flores, revelando-se anti-séptica, anti-bacteriana, anti-parasitária, adstringente, anti-virótica e anti-pirética. Além disso, tem capacidades digestivas e diuréticas, contribui para o relaxamento muscular e para a redução da tensão arterial. Tem também efeito sedativo e tónico, além de ser estimulante.
As cores das magnólias
As magnólias têm, geralmente, as cores branco e rosa, apresentando ainda tonalidades lilás e roxo. As folhas estão entre o verde-escuro e o verde-claro.
Significado das magnólias
As magnólias estão associadas à beleza maravilhosa e à magnificência. Também simbolizam o amor à natureza, a doçura e a simpatia.
Estas flores são ainda conotadas com a dignidade e com a nobreza, representando igualmente a perseverança. São também apontadas como símbolo de esperança.
As magnólias brancas simbolizam a perfeição e a pureza, enquanto as rosas significam a juventude, a inocência e a alegria. Já as magnólias em tons roxos estão ligadas à saúde e à sorte.
Pelas suas características únicas, estas flores são ainda associadas à força da vida.