Qual o significado das hortências
Descrição das hortências
A hortência, também conhecida por hidrângea ou rosa-do-japão, é uma planta arbustiva de grande diâmetro. Originária da China e do Japão, pertence à família das saxifragaceae e apresenta pequenas flores reunidas em grandes ramos exuberantes. As folhas são grandes e brilhantes, de tonalidades verde-escuras, e o tronco é lenhoso na base e herbáceo nos ramos novos.
A floração dá-se após o final da Primavera, pode ser cultivada em climas frios e pode atingir à roda de 2,5 metros de altura e de largura.
É uma planta abundante nos Açores, crescendo livremente ao longo das estradas, o que dá um colorido muito especial às ilhas do Arquipélago que é muito apreciado pelos turistas. Contudo, os locais consideram que as hortências são uma espécie invasora e podem efectivamente colocar em risco algumas espécies nativas.
As cores das hortências
As hortências que se encontram na natureza são de tons branco, rosa, azul e lilás. Contudo, experiências de hibridação já conseguiram produzir novas espécies de cores rosa forte, vermelho e azul-escuro.
Na natureza a coloração das hortências depende em parte do pH do solo; solos ácidos originam flores azuis, enquanto solos alcalinos produzem flores cor-de-rosa.
Significado das hortências
As hortências simbolizam a obstinação e o capricho. Estão ainda ligadas à frieza e à indiferença.
Também representam a dignidade e a honra e podem significar os sentimentos mais profundos e verdadeiros.
As hortências em tons rosa são associadas à vaidade, enquanto as azuis simbolizam a calma e a tranquilidade, a paz, a esperança, a estabilidade e a devoção.