Qual o significado das gardénias
Descrição das gardénias
A gardénia é uma planta originária da China, onde é muito popular, que se caracteriza por folhas perenes brilhantes e lisas de cor verde-clara e flores brancas semelhantes a rosas.
É habitualmente utilizada na decoração e ornamentação de espaços, não só pela sua beleza evidente, mas também pelo perfume doce e intenso que deixa impregnado no ambiente, por vários dias.
Trata-se de uma planta arbustiva cuja floração ocorre entre o fim da Primavera e o início do Verão. As gardénias podem atingir uma altura de dois metros, conforme a espécie a que pertencerem.
Estas plantas dão origem a um corante natural comestível chamado Blue Gardenia que é utilizado na preparação de doces, de compotas, de licores, de bolos, de seda, de algodão, de cosméticos e de medicamentos.
As cores das gardénias
Há cerca de 200 espécies de gardénias e a maioria apresenta flores brancas e brilhantes. Contudo, há algumas variedades que originam flores coloridas.
As gardénias brancas podem variar do tom de neve para um branco mais amarelecido. Algumas espécies apresentam-se em tons de marfim-dourado.
Significado das gardénias
As gardénias são muito utilizadas para a decoração de ambientes por se acreditar que estas flores atraem a sinceridade. Estão assim associadas à confiança, à seriedade, à perspicácia e ao espírito analítico.
São igualmente uma flor ligada à busca pela perfeição e à honestidade profissional. E representam também o equilíbrio emocional e um espírito reservado.
Na China são particularmente apreciadas, simbolizando a beleza e a graça femininas, a subtileza e a inspiração artística.
Estão finalmente conotadas com a juventude e com a jovialidade.