Qual o significado das flores nos funerais
As flores são o símbolo tradicional de despedida de um ente querido, na hora do luto. As coroas que ornamentam as urnas fúnebres representam o apreço dos que ficam pelos que partem.
Geralmente, as coroas fúnebres têm a forma circular, o que representa a eternidade, e assim representam a vitória da vida sobre a morte. É um conceito que está intrinsecamente ligado à religião católica e que significa esse momento de transição para a nova vida depois da morte.
No início do cristianismo as coroas simbolizavam o próprio Deus, uma vez que o círculo está associado ao infinito.
As flores utilizadas nas cerimónias fúnebres têm ainda uma simbologia muito forte. Algumas são tradicionalmente utilizadas nos funerais por estarem associadas a certos sentidos. Atente no significado associado a algumas dessas flores, para poder fazer a melhor escolha para um momento de tristeza…
Crisântemo
É uma flor tradicionalmente associada aos funerais e que representa a luz da esperança. Está ainda associada à compreensão dos limites da vida, o que justifica a sua presença assídua em cerimónias fúnebres.
Lírios
O lírio é outra flor que também costuma aparecer nos funerais, representando o regresso à inocência e sendo associada à paz. Os lírios brancos são especialmente recomendados para as cerimónias fúnebres de crianças.
Rosas
A rosa é um símbolo universal do amor, o que a transforma numa flor muito adequada para os funerais. As rosas brancas estão associadas a inocência, enquanto as vermelhas simbolizam o amor forte. As rosas pretas são o exemplo mais evidente da tristeza e do luto.
Cravos
Os cravos, em particular os vermelhos, são outra flor associada aos funerais, representando a ideia de viver para a pessoa amada. Os cravos roxos simbolizam a solidão e os brancos estão associados à inocência e à pureza.
Margaridas
As margaridas coloridas são, por si, uma forte declaração de amor. As margaridas brancas estão associadas à inocência e à lembrança.
Saudade
A saudade ou flor-de-viúva, como também é conhecida, é uma opção perfeita para funerais, como os nomes referenciados indicam. Tem tons arroxeados, uma cor que está muito ligada às cerimónias fúnebres.
Violeta
As violetas estão ligadas à fidelidade eterna, conceito altamente privilegiado num funeral. Também sugerem a paz e a lealdade. As violetas brancas significam uma promessa feita.
Perpétua
As perpétuas roxas são outra flor altamente indicada para funerais. Além da sua cor típica para cerimónias fúnebres, o seu nome significa “para sempre”, uma mensagem muito bonita e muito forte a utilizar nestes tristes momentos.
Açucena
Este tipo de flor simboliza a tristeza e a angústia pela falta da pessoa amada, o que a transforma em mais uma opção perfeita para um ramo ou coroa de flores fúnebres.
Genciana
A genciana dá origem a um tónico de sabor particularmente amargo e portanto está relacionada com o conceito de amargura. Também significa dor, sentimento que rima com a perda de um ente querido.
Miosótis
Estas pequenas flores azuis estão fortemente ligadas à fidelidade e à lembrança, sendo assim uma boa escolha para a despedida final de alguém que se ama.