Qual o significado das begónias
Descrição das begónias
As begónias estão entre as flores mais inebriantes e vistosas. Em alguns casos assemelham-se a rosas, noutros parecem verdadeiros ramos de flores. Têm uma delicadeza muito própria e devem ser cultivadas em ambientes protegidos, sob luz fraca, e com regas regulares e moderadas.
São intolerantes ao frio e à geada, multiplicando-se pelo processo de divisão da planta. Têm um ciclo perene e florescem durante todo o ano se forem devidamente cuidadas.
Há uma imensidão de espécies de begónias, mas podemos dividi-las em três grupos: as begónias tuberosas, as begónias de raízes fibrosas e as begónias de rizoma (ou de caule subterrâneo de onde nascem folhas e flores).
As cores das begónias
Há estimativas de que há mais de 2 mil espécies de begónias em todo o mundo! Esta flor apresenta assim uma variedade imensa de cores, do branco ao rosa, passando pelo salmão e pelo amarelo, pelo vermelho, enfim! Cada flor pode ainda apresentar tonalidades de diversas cores e combinações de cores ou de matizes.
Significado das begónias
As begónias representam a inocência e a lealdade do amor verdadeiro e profundo. São assim uma oferta ideal para o Dia dos Namorados ou para se dar, sempre que se queira, a quem se ama.
Estão ainda associadas à timidez, pela forma como as suas folhas se fecham, quase pretendendo esconder o seu interior perfeito.
A felicidade, a delicadeza e a cordialidade são outros conceitos que se associam à begónia pelas suas características únicas.