Qual o significado das flores nas tatuagens
As flores são imagens muito utilizadas nas tatuagens, designadamente nos corpos femininos. São uma escolha perfeita para embelezar qualquer mulher, podendo ser o único elemento da pintura corporal ou incluir um desenho mais elaborado. Certo é que estão sempre associadas a algum tipo de significado, respondendo à pretensão da pessoa tatuada de passar uma determinada mensagem ou de ficar marcada com um dado sentimento ou recordação.
A simbologia das flores
As flores representam, em geral, a vitalidade humana e o amor pela natureza. Nalgumas culturas estão ainda associadas ao sol, para onde se viram e que as alimenta. São ainda um sinal de feminilidade, embora também façam parte do universo masculino.
Quando utilizadas nas tatuagens, as flores podem pretender representar os conceitos acima descritos ou outros, mais intrinsecamente ligados ao tipo de flor escolhida. Ou, simplesmente, respeitar a um gosto pessoal da pessoa pela flor em causa.
Em norma, as flores brancas estão associadas à inocência, mas nalgumas culturas também estão ligadas à morte. As flores vermelhas estão associadas ao amor, mas simbolizam também o derramamento de sangue, o que pode significar a tristeza pela perda de alguém. As flores azuis estão associadas à devoção.
As tatuagens de rosas
As rosas são das flores mais utilizadas em tatuagens por todo o mundo, tanto no corpo feminino como no corpo masculino. As rosas vermelhas, em particular, são muito populares, podendo simbolizar tanto um amor intenso como uma grande perda. São flores muito ligadas ao cristianismo, representando o sangue de Jesus Cristo e a paixão associada à ressurreição.
Quando as rosas tatuadas apresentam espinhos o significado intrínseco é de que não há amor sem percalços ou defeitos. São assim uma declaração de amor incondicional.
Estas flores também estão associadas à beleza, tanto interior como exterior.
As tatuagens de flor de lótus
A flor de lótus tem muita importância nas culturas asiáticas, estando associada ao budismo, onde representa o despertar para a vida espiritual. E é também uma flor muito popular em tatuagens.
Estas flores nascem da lama, transformando-se em algo de maravilhoso e muito belo. É nesse sentido que, na Ásia, se associam à transmutação e à passagem do primitivo estado material para o eterno estado espiritual. São assim muito utilizadas por quem pretende registar no seu corpo a ideia de passagem por um momento difícil. São um símbolo de superação.
As tatuagens de flores havaianas
No Hawai há uma cultura fértil em tatuagens com recurso habitual às flores mais típicas daquelas ilhas. O Antúrio, o hibisco e a orquídea são as mais populares e cada uma simboliza conceitos distintos.
Os antúrios têm a forma de um coração e, geralmente, são de um vermelho intenso, simbolizando a hospitalidade.
Os hibiscos podem apresentar diversas cores e representam a beleza delicada. As mulheres havaianas usam-nas atrás da orelha, pretendendo significar que estão noivas ou que têm o coração comprometido.
As orquídeas estão associadas à beleza, ao amor, à força, à luxúria e à majestade, características que se ligam à sua imagem única.