Qual o significado dos gerânios
Descrição dos gerânios
O gerânio é uma planta herbácea originária da África do Sul. Tem aparência arbustiva e caule erecto repleto de ramos. As folhas são arredondadas ou em forma de ferradura, de textura suave e com bordas dentadas e nervuras marcadas. As flores podem ser simples ou dobradas, em diversas cores, juntando-se em ramos pequenos ou grandes.
São flores muito ornamentais e de cheiro agradável e forte. O período de floração ocorre na Primavera e até ao final do Verão. Adaptam-se bem a climas frios, desde que protegidas das geadas, todavia dão-se melhor em climas tropicais.
A partir das folhas de gerânio produz-se um oléo essencial que é usado em tratamentos para a cura da celulite e para o alívio da tensão pré-menstrual.
As cores dos gerânios
Estas flores apresentam-se em cores variadas, geralmente vistosas, tais como o vermelho, o rosa, o lilás, o roxo, o branco… Nalguns casos podem ter duas ou mais cores misturadas.
Significado dos gerânios
Os gerânios estão associados aos sentimentos e as diversas cores que podem apresentar têm diferentes simbologias. Assim, os gerânios de tons mais escuros estão ligados à tristeza, enquanto os gerânios de cores rosa significam o capricho e a preferência. Os gerânios vermelhos representam o consolo, os silvestres denotam a devoção permanente e os brancos estão associados à fertilidade.
Estas flores têm conotações místicas e são utilizadas, por exemplo, pelos xamãs do México para a purificação da alma. Acredita-se que os gerânios têm propriedades mágicas que ajudam a curar as pessoas e a fortalecer-lhes o espírito e o corpo. Diz-se que quem tenha jardins semeados com gerânios vermelhos está protegido.