Qual o significado das margaridas
Descrição das margaridas
A margarida é uma planta da família das Asteraceae, muito popular na Europa, onde cresce de forma espontânea ao longo de caminhos e em pastos de erva curta. Também conhecida como margarida-do-campo ou malmequer, as suas flores apresentam um centro amarelo com várias pétalas em formato de pequenos tubos. As folhas têm a forma de colheres, alguma penugem e as margens serradas.
As flores nascem isoladas e durante todo o ano num caule que pode atingir alturas superiores a um metro.
As cores das margaridas
As margaridas existem em várias cores, mas o branco é a cor que melhor as caracteriza, Podem ainda ser rosadas, vermelhas, roxas, entre outras cores. As folhas podem oscilar entre o verde e o verde-acinzentado, algumas vezes podem mesmo revelar tons prateados.
Significado das margaridas
A margarida simboliza a inocência, a pureza e a virgindade.
É também considerada a flor das crianças. Diz-se que na Idade Média as pessoas davam margaridas a comer às crianças para que estas não crescessem – na altura os anões eram bastante populares entre os nobres e, dessa forma, o povo procurava um futuro melhor para os seus filhos.
Nas crenças ciganas, a margarida simboliza a Estrela Cigana, sendo considerada uma inspiração para poetas e para casais românticos.
Oferecer margaridas brancas é um gesto visto como uma forte declaração de amor.
E entre os xamãs as margaridas são utilizadas em preparações para a cura dos problemas hormonais femininos e para auxiliar na concentração para os estudos.