Home

Qual o significado dos gladíolos

Qual o significado dos gladíolos

Descrição dos gladíolos

O gladíolo é uma planta herbácea, de ciclo perene, originária da África e da Europa. As suas flores reúnem-se em espigas, suportadas por hastes compridas e duras, e abrem-se desde a base e em forma de funil. As folhas são longas, com nervuras longitudinais, espalhadas em leque.

É uma planta exuberante e colorida que necessita de muita luz para florescer. A floração acontece anualmente, dependendo da região onde existe.

Pode atingir um metro de altura e é sobretudo utilizada para arranjos florais, designadamente em casamentos.

As cores dos gladíolos

Há cerca de 180 espécies de gladíolos e mais de 10 mil variedades, pelo que a planta pode apresentar-se em várias cores, desde o branco ao vermelho, passando pelo cor-de-laranja e pelo cor-de-rosa. Algumas espécies resultam de processos de hibridação.

Significado dos gladíolos

A palavra gladíolo vem do latim “gládios” que significa espada e era usada na Grécia Antiga para presentear os gladiadores vencedores. Deste modo, adquiriu a simbologia de vitória.

Também está conotada com as ideias de desejo e de recordação, sendo uma das flores preferidas para oferecer entre apaixonados.

O gladíolo simboliza ainda o encontro, pois, nos velhos tempos, quando uma mulher recebia uma de oferenda o número de flores que esta tinha indicava a hora do encontro com o seu amado.

É a flor nacional do País de Gales, onde se acredita que quem vir o primeiro gladíolo em cada estação terá a garantia de riqueza nos 12 meses seguintes.

Publicado por mingosmoreira | Em: September 12, 2015

O que achou desse significado?