Home

Qual o significado das bromélias

Qual o significado das bromélias
Descrição das bromélias

As bromélias são originárias das Américas e muito comuns no Brasil, onde são consideradas um ícone tropical. Há mais de três mil tipos de bromélias classificadas, estando metade delas localizadas em solo brasileiro. Estão divididas em mais de 50 grupos denominados de géneros.

São essencialmente plantas epífitas, isto é, apoiam-se noutro ser vegetal para sobreviverem, obtendo assim mais luz. Mas também podem ser terrestres ou rupícolas (espécies que crescem em cima das pedras). São altamente adaptáveis a todos os ambientes e muito resistentes, persistindo nas mais difíceis condições.

As bromélias florescem apenas uma vez durante o seu ciclo de vida. Depois da floração, a planta costuma gerar um broto lateral que acabará por substituir a planta que irá fenecer.

As cores das bromélias

As bromélias existem em cores e tamanhos diversificados. Todavia, as cores mais comuns são o verde, o vermelho e o rosa, podendo porém apresentar uma combinação das três cores.

Pouco antes da floração, a parte central da roseta da planta costuma apresentar um ponto de cor mais forte que assim permanecerá até à morte da bromélia.

Significado das bromélias

As bromélias estão associadas à purificação da alma, tendo uma acção desintoxicante que afasta as energias negativas e aproxima as pessoas da natureza. Estão ainda conotadas com a clareza da intuição, com a vidência e com a mediunidade.

Esta flor também representa a renovação e vitalidade mental, por causa da forma como as suas folhas pontiagudas emergem do centro da planta.

Publicado por mingosmoreira | Em: September 12, 2015

O que achou desse significado?